Novidade nº. 1

Transplante de Barba e de Bigode

Refletindo o que outros colegas vêm notando, tenho recebido com mais frequência pacientes procurando fazer transplante de barba. Relatos de cirurgiões estrangeiros chamam atenção como vem aumentando este tipo de procedimento em determinados países; sabidamente, a região do Oriente Médio, onde a barba representa um importante atributo de masculinidade, é onde mais se pratica esta operação.

O transplante de barba tem as seguintes finalidades: preencher áreas falhas na barba, completar o desenho (principalmente ao longo da bochecha), camuflar cicatrizes (de cirurgia ou de trauma). Pacientes que foram operados de lábio leporino são excelentes candidatos ao transplante de bigode para esconder cicatrizes.

Tipicamente, para reconstruir uma barba inteira, são necessárias muitas centenas de unidades foliculares, e provavelmente o paciente terá que se submeter a duas ou até três sessões (com intervalo mínimo de 6-8 meses). Falhas menores podem ser corrigidas com menor quantidade, às vezes numa única sessão.

A fonte doadora de unidades foliculares pode ser a própria barba (quando há necessidade de poucas dezenas de fios) ou, mais comumente, do couro cabeludo. O paciente deve entender que os fios da cabeça são mais finos do que da barba, mas mesmo assim o aspecto final fica muito semelhante.

A técnica de cirurgia para transplante de barba é a mesma para correção de calvície: FUT (ie. remoção de uma tira de pele) ou FUE (extração de unidades foliculares). Cada uma tem suas vantagens e desvantagens; o cirurgião deve ouvir seu paciente, mas também deve explicar qual das duas técnicas ficará mais adequada. Em geral, o procedimento é realizado em centro cirúrgico, com anestesia local e uma leve sedação. O tempo de cirurgia varia de 2 horas até 10 horas (quando toda a barba é reconstruída).

A recuperação pós-operatória é considerada muito tranquila: apenas evitar sol,praia e piscina por duas semanas; cuidados locais, evitando trauma; não fazer abarba por duas semana, depois o paciente fica liberado para usar aparelhoelétrico. Fazer a barba com Gilette somente após 45 dias.

Sua queixa é falha na barba ou no bigode? Saiba que hoje um especialista em restauração capilar pode lhe trazer um resultado natural, com bom preenchimento, realizando um transplante de barba ou de bigode.

Nota final: não há como passar valores por e-mail, ou telefone. Uma consultamédica é sempre necessária para uma conversa franca e uma avaliação completa.




Dr. Henrique N. Radwanski - out. 2017

Fonte: INTERNATIONAL HAIR FORUM JULY/AUG. 2015