Carta nº. 2

Experiência em outras clínicas e outros métodos
(05/2003)

Ao Dr. HENRIQUE RADWANSKI

Meu processo de calvície é de longa data, tendo uma evolução mais rápida nos últimos dez anos. Diagnosticado como de cunho hereditário e irreversível iniciei, ainda na casa dos meus vinte anos, um tratamento dermatológico com medicamentos de uso tópico. Os esforços concentravam-se na tentativa de retardar o processo de queda pelo "fortalecimento" dos fios existentes.

Com o lançamento de novos medicamentos e orientação médica, posteriormente outros tratamentos foram realizados tanto com aplicação tópica do Minoxidil quanto do uso de cápsulas de finasterida. Já com um grau de calvície bem acentuado, comecei no final de 1998 uma pesquisa sobre o microimplante capilar. Realizei consultas com quatro profissionais. As respostas que obtive nas consultas iam sempre de encontro ao que até então pesquisara.

O microimplante era um procedimento definitivo posto que era o transporte de enxertos de uma região doadora "forte" para uma área calva e receptora, onde os fios cresceriam definitivamente. Em dezembro de 1999, e seguindo as "recomendações técnicas" para a realização de uma cirurgia plástica, optei por um profissional experiente, titular da SBCP.

Devo ressaltar que o resultado, sob o aspecto quantitativo de enxertos colocados foi frustrante dando-me a certeza que estava diante da prática de uma medicina comercial, que não estabelece com clareza uma relação honesta entre médico e paciente.

Novamente, em junho de 2002 decidi realizar outra sessão de microimplantes, desta vez com outro profissional, mais jovem e também titular da SBCP. Apesar de ter acordado na segunda metade da cirurgia de forma assustada, fato este que credito a inexperiência da anestesista ao ministrar a dosagem de medicamentos, o que dificultou o trabalho em si do cirurgião, o quantitativo de enxertos colocados foi muito superior ao da cirurgia feita anteriormente, dandome perspectivas animadoras de um bom resultado.

Onze meses após, vejo um novo fracasso pois os fios não cresceram. Devo ressaltar que, em ambas as ocasiões me foram apresentadas fotografias com resultados de cirurgias de implante capilar que estes profissionais realizaram anteriormente. Tive a certeza de que a cirurgia de microimplante capilar, especificamente, deveria ser realizada por um especialista neste tipo de procedimento, pois o fato de procurar um profissional experiente ou titular da SBCP não é garantia de um resultado positivo.

A princípio, havia me programado a realizar novo procedimento em 2004, em São Paulo, que concentra algumas clínicas especializadas em microimplante capilar, quando descobri, pela Internet, que aqui no Rio de Janeiro havia a sua clínica, a Pilos. Na primeira consulta, em 22 de abril, tive a certeza de que tudo que até então lera e pesquisara sobre o procedimento de microimplante era aplicado em sua clínica.

Realizada a cirurgia em 12 de maio, cabe ressaltar que tanto minhas expectativas em relação ao quantitativo de enxertos que foram colocados quanto ao próprio ato cirúrgico em si, se concretizaram neste dia e que, tudo transcorreu exatamente como imaginara há muito tempo atrás. Vejo agora que, o que havia sido feito nas cirurgias anteriores não passava de procedimentos, no mínimo, ultrapassados.

Os curativos na cabeça, a aplicação de vaselina no couro cabeludo (de difícil retirada com lavagem) causaram-me a impressão do implante capilar ser um procedimento traumático. Pelas experiências que passei anteriormente, tenho certeza de que o procedimento praticado na Pilos é equivalente aos melhores e mais avançados centros especializados em implante capilar tanto no Brasil quanto internacionais.

Dr. Henrique, quero parabenizá-lo e à sua equipe pela forma eficaz e tranqüila como a cirurgia foi conduzida, estabelecendo todo o tempo uma relação de confiança. Aguardo paciente, porém ansioso, o crescimento dos fios resultantes dos enxertos tendo a certeza de que a Pilos é um centro de referência no Rio de Janeiro neste tipo de procedimento.

Algum tempo depois...

Ao Dr. HENRIQUE RADWANSKI

Agora que se completa um ano de cirurgia, quero externar a satisfação com o resultado final obtido.

Simplesmente, posso dizer que é muito bom ter os cabelos de volta o que já havia sido tentado em duas cirurgias anteriores sem sucesso. Mais uma vez, ratifico o alto padrão de atendimento recebido na Clínica Pilos e a excelência do seu trabalho.

Rio de Janeiro, 21 de maio de 2003
M.A.A., 43 anos, Engenheiro